> Governança Corporativa > Conselho de Administração e Diretoria

Conselho de Administração e Diretoria

Composição do Conselho de Administração

O conselho de administração do GRU Airport é composto por 9 (nove) membros eleitos e destituíveis pela assembleia geral, com mandato unificado de 2 (dois) anos, considerando ano o período compreendido entre 2 (duas) Assembleias Gerais Ordinárias, sendo permitida a reeleição. O conselho de administração reunir-se-á, ordinariamente, ao menos uma vez por trimestre, e, extraordinariamente, sempre que convocado na forma do estatuto social.

Nome Data de eleição Prazo de mandato Cargo
Aldo Luiz Mendes 28/04/2022 2024 Membro títular

Bacharel e mestre em economia pela Universidade de Brasília. Possui doutorado em economia pela Universidade de São Paulo. Atuou 29 anos e meio no Banco do Brasil, ocupando as principais funções de Gerente de Finanças Internacionais; Superintendente de Gestão de Riscos de Mercado; Diretor de Finanças; Diretor de Mercado de Capitais e Vice-Presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores. Foi membro do Conselho de Administração de diversas empresas tais como: BM&F, Previ, Cielo S.A. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. - INVEPAR.

Roberto Emilio Patriarca 28/04/2022 2024 Membro títular e Presidente

Formado em Administração Pública pela FGV e Mestre em Administração pelo INSPER. 20 anos de experiência no mercado financeiro (e, anteriormente, 10 anos em auditoria e consultoria na PwC) em funções do planejamento financeiro e estratégico, gestão de projetos e governança. Experiência internacional, trabalhando na matriz do Grupo HSBC em Londres e no escritório regional do Grupo para a América Latina no México. Fluente em inglês, bons conhecimentos de espanhol e iniciando aprendizado em mandarim.

Denísio Augusto Liberato Delfino 28/04/2022 2024 Membro títular

Deníso Liberato é graduado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV - MG). Possui mestrado e doutorado em Economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV). É professor de Finanças nos cursos executivos do IDP em Brasília e da FGV em São Paulo. Possui Certificação em Investimentos pelo ICSS. É membro frequente em bancas examinadoras de pós-graduação strictu sensu em temas relacionados a ESG em instituições acadêmicas de primeira linha.

Felipe Moreira Cruzeiro 28/04/2022 2024 Membro títular

Bacharel em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em direito público e mestre em administração pública pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Atuou na Caixa Econômica Federal por 17 anos, ocupando as principais funções de Gerente Nacional de Gestão Formal e Pagamentos; Gerente Nacional de Gestão de Aquisições de TI; Gerente Nacional de Serviços de Operações Bancárias e Carteiras; Superintendente Nacional de Contratos. Atualmente, é Secretário-Geral da Fundação dos Economiários Federais - FUNCEF.

Marcelo Sampaio Cunha Filho 28/04/2022 2024 Membro títular

Brasileiro, engenheiro civil. Servidor público há mais de 10 anos, Analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Especialista em transporte rodoviário, com experiência em gerenciamento e uso de ferramentas SIG, para desenvolvimento e avaliação de políticas públicas. Desde 2017, como Subchefe Adjunto de Gestão Pública da Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil - Presidência da República, atua na agenda de Governo Digital, Transformação de Serviços, Conectividade Estratégia Digital, Proteção de Dados Pessoais, projetos de infraestrutura em telecomunicações, banda larga e IOT. Trabalhou por mais de oito anos no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, em que ocupou o cargo de Diretor de Informações e Gestão Estratégica de Transporte da Secretaria de Política Nacional de Transportes. No Ministério dos Transportes, foi responsável pela implementação e avaliação de atividades de coleta de dados, análise estatística, desenvolvimento de indicadores e disseminação de informações de transporte para a consolidação da Política Nacional de Transportes. Atualmente ocupa o cargo de Secretário-Executivo do futuro Ministério da Infraestrutura.

Helio Paes de Barros Junior 28/04/2022 2024 Membro títular

Brasileiro, Tenente-Brigadeiro do Ar, bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea e em Matemática, com área de concentração em Sistemas de Informação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui especialização em Política e Estratégia Aeroespaciais e pós-graduação em Ciências Militares, ambos pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), além de curso de especialização de oficiais pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EAOAR). Ingressou na Aeronáutica em 1969, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), tendo atuado em diversas funções. Especificamente com relação à aviação civil, atuou no antigo Departamento da Aviação Civil (DAC). Em 2007, atuou como diretor na Diretoria de Material Aeronáutica e Bélico (DIRMAB). No ano de 2010, assumiu o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). Em 2011, esteve à frente do Estado-Maior do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Durante o período de 2012 até 2014 foi Comandante do Comando- Geral de Apoio (COMGAP). A partir do ano de 2015, tornou-se Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Já em 2016, assumiu uma das diretorias da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde permaneceu até 2018. A partir de 21/01/2019 assumiu a Diretoria de Serviços e Suporte Jurídico da Infraero, e em julho de 2019, assumiu a Presidência.

Peterson De Souza Jesus 28/04/2022 2024 Membro títular

Bacharelado em Nutrição e Dietética em 2012 pela Faculdade Metropolitana Unidas - FMU e pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Prescrição em treinamento. Foi estagiário na área nutricional em clínica, hospital, clube e restaurante. De 2006 a 2013 atuou na Infraero como profissional de serviços aeroportuários, tendo como principal atividade a logística de cargas.

Atualmente, é técnico de operações de cargas em GRU Airport.

Bruno Bianco Leal 28/04/2022 2024 Membro títular

Graduado pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília e Mestre em Direito pela Universidade de Marília, especialista em Direito Público e pós-graduado em direito processual civil pelas Escolas da Advocacia-Geral da União e Superior da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo. Exerceu os cargos de Secretário-Executivo do Ministério do Trabalho e Previdência; Secretário Especial Adjunto de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia; Assessor Especial da Casa Civil da Presidência da República; Procurador Regional da Procuradoria Federal em São Paulo e Mato Grosso do Sul e Procurador-Chefe da Procuradoria Seccional em Marília. Atualmente, é Procurador Federal da Procuradoria Geral Federal da Advocacia-Geral da União.

Julio Cezar Troiano Zogbi 28/04/2022 2024 Membro títular

Fundador da Monte Equity Partners, possui mais de 21 anos de experiência em investimentos ilíquidos nos mercados de capitais do Brasil e Europa. Durante sua trajetória, e antes de fundar a Monte em 2014, foi sócio-diretor do Banco Indusval & Partners. Na Vinci Partners, foi responsável pelo Fundo de Financiamento a Infraestrutura. Anteriormente, foi diretor de Private Equity na Pentagon Capital Management em Londres, membro da equipe de Leveraged Finance da Lehman Brothers e cofundador e diretor da Econergy Brasil (uma empresa de energia renovável listada na LSE). Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP) e MBA pela Universidade de Harvard (Harvard Business School).

Conselho Fiscal

O GRU Airport tem seu conselho fiscal instalado de forma permanente composto por 3 (três) membros efetivos e igual número de suplentes, aos quais competirão as atribuições previstas em lei, com mandato até a Assembleia Geral Ordinária seguinte à de sua eleição.

Nome Data de eleição Prazo de mandato Cargo
Adriana Batira 28/04/2022 2023 Membro efetivo

Eduardo de Abreu e Lima 28/04/2022 2023 Membro efetivo e Presidente

Possui 22 anos de experiência atuando na área jurídica da Invepar e suas controladas. Atualmente como Diretor Juridico, responsável pelo jurídico de todas controladas do Grupo Invepar entre Rodovias e Mobilidade Urbana. Responsável também pelos assuntos estratégicos e suporte técnico ao Aeroporto de Guarulhos. Experiência em gerenciamento de grandes equipes. Atuação na área de Governança Corporativa e Conselho de Administração e membro do Comitê de Ética da Invepar.

Alan de Oliveira Lopes 28/04/2022 2023 Membro efetivo

Engenheiro Civil, graduado pela Universidade de Brasília - UnB (1997) e Mestre em Transportes pela Universidade de Brasília - UnB (2014). Atuou como Engenheiro na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero de julho de 1997 a julho de 2002. É servidor de carreira da Polícia Federal - Perito Criminal Federal, desde outubro de 2002, tendo atuado como Chefe Substituto do Serviço de Perícias de Engenharia de janeiro de 2004 a novembro de 2007 e de agosto de 2017 a agosto de 2019. Atuou, ainda, como Assessor Especial do Ministro de Estado da Infraestrutura de agosto de 2019 a maio de 2020 e foi Diretor Técnico-Científico da Polícia Federal de maio de 2020 a abril de 2021. Atualmente, é Chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Infraestrutura.

Diretoria Executiva

A diretoria do GRU Airport é composta por, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 6 (seis) diretores, acionistas ou não, residentes no País, eleitos pelo conselho de administração, com mandato unificado de até 2 (dois) anos, considerando-se ano o período compreendido entre 2 (duas) Assembleias Gerais Ordinárias, sendo 1 (um) Diretor Presidente, 1 (um) Diretor de Relações com Investidores e até 4 (quatro) Diretores, sem designação específica.

Nome Cargo
Gustavo Figueiredo Diretor Presidente

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1997), com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2000) e MBA em Logística pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - COPPEAD-UFRJ (2001). Em setembro de 2011, ingressou no Grupo Invepar, empresa que administra e detém participação em diversas concessões de rodovias e mobilidade urbana no Brasil e no exterior, além do GRU Airport. Na Invepar, foi gerente executivo de Novos Negócios, atuando em vários projetos do grupo na área de Infraestrutura.

Admilson Reis Diretor de Operações

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário UBM do Rio de Janeiro e pós graduado em gestão de negócios. Possui experiências internacionais. Já atuou como analista de planejamento e desenvolvimento de projetos na CSN - Companhia Siderurgica Nacional; bem como coordenador nas empresas Votorantim Metais e MMX Mineração e Metálicos S.A. Possui experiência em Aeroportos desde 2013, quando iniciou como Gerente em GRU Airport e em 2017 passou a atuar como Diretor de Projetos em Zurich Airport Brasil, permanecendo até dezembro de 2019, e, novamente em GRU Airport, atuou como Gerente de Engenharia.

Ricardo Rocha Perrone Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores

Brasileiro, graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em Finanças pela EAE Business School. Atuou como Gerente de Private Equity na empresa BNY Mellon, tendo ocupado, posteriormente, os cargos de Especialista de Novos Negócios na Invepar, Gerente Comercial de Varejo na GRU Airport e, por fim, Gerente de Estratégia e Novos Negócios na Invepar, o qual deixou para ocupar a posição de Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores da Concessionária.

João Pedro Almeida da Rocha Pita Diretor Comercial e Cargas

Graduado e Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de Coimbra/MIT Portugal. Possui experiência de consultoria em Aviação/Transportes, ocupa a Presidência do World Airport Slot Board, e atua em GRU Airport desde 2013.