Principais Investimentos do Plano Diretor

Devido à necessidade de melhorias no sistema de transporte aéreo brasileiro para atender à crescente demanda de passageiros, o GRU Airport deverá realizar, até o final da concessão, investimentos da ordem de R$ 4,5 bilhões (Valor real, a preços de 2012, sem considerar inflação acumulada no período) em projetos de infraestrutura que elevarão a capacidade do aeroporto de cerca de 30 milhões de passageiros por ano para aproximadamente 60 milhões, além de melhorias na segurança, na qualidade dos serviços e implantação de novas tecnologias.

Edifício-Garagem

GRU Airport concluiu em maio de 2013 sua primeira grande obra: o Edifício-Garagem. O prédio de oito andares tem 84 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 2.644 veículos. O empreendimento é equipado com um moderno sistema de gestão de vagas, que controla e indica eletronicamente os locais de parada disponíveis. É equipado também com caixas automáticos para pagamento e painéis de informação de voos.

Expansão Terminal 2

A área do Terminal 2 foi ampliada em aproximadamente 6 mil metros quadrados, incluindo um aumento na área de raio-X do embarque doméstico, uma nova praça de alimentação, com nove lojas no check-in D do Piso de Embarque, e uma área praticamente duplicada de Duty Free no Piso de Desembarque. A área de embarque remoto, destinada a voos em que os passageiros fazem o traslado de ônibus até a aeronave, também foi estendida. O espaço destinado ao embarque internacional aumentou de 445 metros quadrados para 650. Já o nacional, de 400 metros quadrados para 650. Em ambos, foi adicionado mais um portão de embarque, além dos seis já existentes. Também foram construídos dois novos banheiros. A reforma no embarque remoto permite reverter o espaço em uma única área de embarque, seja nacional ou internacional, de acordo com a demanda.

Terminal 3

Após um ano e sete meses de obras, o novo Terminal de Passageiros, o TPS3, do GRU Airport entrou em operação no dia 11 de maio, com capacidade inicial para receber 12 milhões de pessoas por ano, na primeira fase. Voltado para voos internacionais, o Terminal 3 tem uma área de 192 mil m2 e conta com tecnologias e equipamentos comparáveis aos dos melhores aeroportos do mundo. Com a entrega do T3, a Concessionária finalizou a primeira fase de grandes obras, eliminando os principais gargalos do aeroporto.

Inspirado na estrutura dos aeroportos mais modernos da Ásia e da Europa, o terminal 3 é dividido em dois blocos de edifícios, com cinco níveis. O primeiro é reservado à recepção e processamento de passageiros, onde estão as áreas de check-in, raios-X, controle de passaporte, alfândega e restituição de bagagem, enquanto o segundo é um píer de acesso às aeronaves, com 20 pontes de embarque. Já a ligação com o Terminal 2 e o edifício-garagem é feita por passarelas elevadas envidraçadas, equipadas com esteiras rolantes que permitirão a conexão direta de passageiros em trânsito. E para atender a demanda do novo terminal também foram construídos dois pátios com capacidade para 34 aeronaves.

Estabelecimentos Comerciais e Serviços

Com a proposta de oferecer mais opções ao público, principalmente no setor de alimentação, a Concessionária também intensificou as ações na área comercial, ampliando o número de lojas de cerca de 100 para 144 nos Terminais 1, 2 e 4. Com a inauguração do Terminal 3, o aeroporto passou a contar com cerca de 250 lojas, entre alimentação, vestuário e acessórios.

Cada terminal terá diferentes perfis de lojas, adequados ao público de cada um deles. Dessa forma, os Terminais 1 e 4 terão negócios mais populares, o 2 terá um mix de lojas e o 3 contará com lojas de marcas reconhecidas.

Outra conquista importante foi a renovação do contrato com a Duty Free, que mais do que duplicou a área das lojas do Duty Free no Desembarque do Terminal 2. Além disso, a Companhia efetivou um acordo comercial com um operador hoteleiro, que será responsável pela operação e gestão de um hotel com 50 quartos no Terminal 3 para passageiros em trânsito de viagens internacionais. Um outro hotel em frente ao TPS3 com 350 quartos está previsto para 2016.

Pátios e pistas

Em outubro de 2013, GRU Airport obteve aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para a operação de mais um pátio de aeronaves, o Pátio 9. Com área de 69 mil metros quadrados, o espaço é reservado para aviões de companhias aéreas internacionais e acrescentará 13 novas posições para o estacionamento de aeronaves classe E.

As obras referentes à PR-K estão concluídas desde 17 de novembro de 2014, aguardando apenas homologação da Anac para entrar em operação. As obras da PR-A iniciaram-se em 17 de novembro de 2014, com previsão de término para o primeiro trimestre de 2015. Além disso, estão em fase de execução as obras da Fase 1C do Contrato de Concessão, que prevê reformas e melhorias nas pistas- PR-A, PR-Q, PR-G, 09L/27R, a fim de que o aeroporto possa receber as aeronaves código “F” até o fim de 2016.

Retrofit dos Terminais 1 e 2

Após a entrega do terminal 3, em maio de 2014, a próxima grande obra a ser realizada no GRU Airport é o projeto de modernização (retrofit) dos Terminais 1 e 2, que tem prazo de conclusão para o segundo semestre de 2016. O projeto tem o objetivo de ampliar a eficiência operacional, melhorar o conforto ao usuário, aumentar a oferta de sanitários, além de adequar o mix comercial, com mais opções de lojas de varejo e alimentação. Dividida em sete fases, a obra teve início em outubro de 2014 e vai ampliar as áreas-chave do aeroporto, como check-in, restituição de bagagem e saguões de embarque e desembarque.

Uma das principais mudanças no projeto será a centralização do setor de raio-X, onde são feitas a inspeção de bagagem de mão e a detecção de metal nos passageiros. Hoje, os Terminais 1 e 2 contam com quatro áreas de raio-X, duas em cada, considerando voos domésticos e internacionais. Dentro do novo projeto, a ideia é que todos os passageiros acessem a área de embarque por um único local e depois migrem para o respectivo terminal do seu voo. Isso facilitara o trajeto para o passageiro, já que o acesso será feito por um único local, e não mais quatro.