Conselho de Administração e Diretoria

Conselho de Administração

O conselho de administração do GRU Airport é composto por 9 (nove) membros eleitos e destituíveis pela assembleia geral, com mandato unificado de 2 (dois) anos, considerando ano o período compreendido entre 2 (duas) Assembleias Gerais Ordinárias, sendo permitida a reeleição. O conselho de administração reunir-se-á, ordinariamente, ao menos uma vez por trimestre, e, extraordinariamente, sempre que convocado na forma do estatuto social.

Nome Data da Eleição Prazo do Mandato Cargo
Daniel Almeida Bogado Leite
09/10/2024 AGOE 2026 Membro titular

Economista de formação, mestre em economia pelo IBMEC-RJ, com MBA em finanças pela PUC Rio. Possui cursos de especialização executiva no ECFO de Stanford US, no ISE/IESE Business School e no IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Atuou como Portfolio Manager de Fundos Multimercados Offshore na BB Asset, General Manager do BB em NY e atualmente é Diretor da Tesouraria Global do Banco do Brasil.

Agente de mudança com sólidas habilidades de liderança, foco em resultados e visão estratégica orientada por dados.

Antônio Augusto de Miranda e Souza
26/04/2024 AGOE 2026 Membro titular

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília – UnB, MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, e mestrando em Administração Pública pelo Instituto de Direito Público – IDP. Possui certificação ANBIMA CPA-20 e CCA – IBGC. Experiência de atuação em Conselhos de Administração, em empresas como Norte Energia e Statkraft Energias Renováveis. Atualmente, é empregado público da Caixa Econômica Federal.

João Luiz Fukunaga
28/05/2024 AGOE 2026 Membro titular e Presidente

João é presidente da Previ desde março de 2023. Também atua como membro dos Conselhos de Administração da Vale S.A. e do Aeroporto Internacional de Guarulhos. É funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 2008. Em 2012, assumiu a direção do Sindicato dos Bancários de São Paulo e foi coordenador nacional da Comissão de Negociação dos Funcionários do BB. Nesse período acumulou experiência nas principais funções de gestão da Entidade. Em 2017, assumiu o cargo de Secretário de Assuntos Jurídicos e, em 2020, foi responsável pela área de Organização e Suporte Administrativo do Sindicato. Em 2022, foi escolhido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) – entidade que reúne os maiores sindicatos do País – para o cargo de Auditor Sindical, atuando nas negociações entre funcionários e a direção do Banco.

Tomé Barros Monteiro da Franca
26/04/2024 AGOE 2026 Membro titular
Danilo Ferreira da Silva
26/04/2024 AGOE 2026 Membro titular

Possui graduação em Ciências Sociais e Jurídicas – Direito pela PUC de Campinas, especialização em Economia do Trabalho pela Unicamp e MBA em Gestão Financeira pela FGV com extensão pela Ohio University. Com experiência desenvolvida nas áreas Administrativa e Financeira atuando em posições de liderança em empresa nacionais e multinacionais de segmentos diversos. Atualmente é chefe interino do Gabinete da Presidência na empresa Petróleo Brasileiro S.A.

José Ricardo Pontes Borges
26/04/2024 AGOE 2026 Membro titular
Julio Cezar Troiano Zogbi
26/04/2024 AGOE 2026 Membro titular

Fundador da Monte Equity Partners, possui mais de 21 anos de experiência em investimentos ilíquidos nos mercados de capitais do Brasil e Europa. Durante sua trajetória, e antes de fundar a Monte em 2014, foi sócio-diretor do Banco Indusval & Partners. Na Vinci Partners, foi responsável pelo Fundo de Financiamento a Infraestrutura. Anteriormente, foi diretor de Private Equity na Pentagon Capital Management em Londres, membro da equipe de Leveraged Finance da Lehman Brothers e cofundador e diretor da Econergy Brasil (uma empresa de energia renovável listada na LSE). Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP) e MBA pela Universidade de Harvard (Harvard Business School).

Peterson de Souza Jesus
14/10/2024 AGOE 2026 Membro titular

Bacharelado em Nutrição e Dietética em 2012 pela Faculdade Metropolitana Unidas – FMU e pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Prescrição em treinamento. Foi estagiário na área nutricional em clínica, hospital, clube e restaurante. De 2006 a 2013 atuou na Infraero como profissional de serviços aeroportuários, tendo como principal atividade a logística de cargas.

Atualmente, é técnico de operações de cargas em GRU Airport.

Aparecido Luiz da Silva
18/09/2024 AGOE 2026 Membro titular

Conselho Fiscal

O GRU Airport tem seu conselho fiscal instalado de forma permanente composto por 3 (três) membros efetivos e igual número de suplentes, aos quais competirão as atribuições previstas em lei, com mandato até a Assembleia Geral Ordinária seguinte à de sua eleição.

Nome Data da Eleição Prazo do Mandato Cargo
Paula Ketty
26/04/2024 AGOE 2025 Membro efetivo

Brasileira, graduada em Ciências Contábeis pela UNIMESP/FIG em 2006, com MBA em Contabilidade e Finanças em 2020 e MBA Gestão Tributária em 2016, ambas pela FIPECAFI. CRC/SP ativo. Possui experiência de mais de 19 anos na área contábil e fiscal, experiência adquirida em BIG four e indústria. Está no Grupo INVEPAR desde novembro/12, atuando no GRUAIRPORT no processo de transição da INFRAERO, contribuindo com a definição de processos e procedimentos e implantação de sistemas da área contábil, fiscal e faturamento, sendo responsável pela elaboração das Demonstrações Financeiras do Aeroporto. Atualmente exerce o cargo de Coordenador de Controladoria do Grupo INVEPAR.

Eduardo de Abreu e Lima
26/04/2024 AGOE 2025 Membro efetivo e Presidente

Possui 22 anos de experiência atuando na área jurídica da Invepar e suas controladas. Atualmente como Diretor Juridico, responsável pelo jurídico de todas controladas do Grupo Invepar entre Rodovias e Mobilidade Urbana. Responsável também pelos assuntos estratégicos e suporte técnico ao Aeroporto de Guarulhos. Experiência em gerenciamento de grandes equipes. Atuação na área de Governança Corporativa e Conselho de Administração e membro do Comitê de Ética da Invepar.

Júlia Lopes da Silva Nascimento
26/04/2024 AGOE 2025 Membro efetivo

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB em 2011, com Pós-Graduação lato sensu em Direito, Estado e Constituição pela UCAM. Servidora Pública desde 2013. Especialista em Regulação de Aviação Civil desde maio de 2017. Trabalhou como assessora da Diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, onde adquiriu experiência com processos de concessão aeroportuária e análises de reequilíbrio econômico-financeiro de contratos. Coordenou os trabalhos de alteração do Código Brasileiro de Aeronáutica para desburocratização do Setor Aéreo (Programa Voo Simples). Atualmente exerce o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, sendo responsável pela gestão do Fundo Nacional de Aviação Civil – FNAC.

Daniel Bosco Matias
18/09/2024 AGOE 2025 Membro suplente

Diretoria Executiva

A diretoria do GRU Airport é composta por, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 6 (seis) diretores, acionistas ou não, residentes no País, eleitos pelo conselho de administração, com mandato unificado de até 2 (dois) anos, considerando-se ano o período compreendido entre 2 (duas) Assembleias Gerais Ordinárias, sendo 1 (um) Diretor Presidente, 1 (um) Diretor de Relações com Investidores e até 4 (quatro) Diretores, sem designação específica.

Nome Data da Eleição Prazo do Mandato Cargo
Osvaldo Garcia
10/05/2025 AGOE 2026 Diretor Presidente

Brasileiro, formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (1987), com MBA em Saneamento e Estruturação de Novos Negócios no Setor. Atuou como Diretor Presidente na Caixa Participações (2016-2019) e como Diretor Econômico-Financeiro e de Relação com Investidores na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP (2021-2023). Além disso, participou como conselheiro titular no Conselho Fiscal da CODEVASF (2015-2016), do Conselho de Administração da Caixa Participações S/A (2016-2019), da Caixa Imóveis (2017-2019) e do Banco PAN (2018-2019) e do Metro de São Paulo (2019-2023), sendo neste último como Presidente do Conselho de Administração. Atualmente é Diretor Presidente da Companhia, além de ocupar outros cargos da administração nas empresas do grupo Invepar: membro titular do Conselho de Administração de LAMSA, VIA 040 e CLN; Diretor em Grupar, Diretor Administrativo Financeiro e RI em LAMSA e Diretor em LAMBRA.

Georges Chaoubah
05/04/2024 AGOE 2026 Diretor de Operações

Engenheiro eletricista com MBA em Gestão Empresarial e sólida experiência em gestão de manutenção e operações em empresa de grande porte. Experiência em unidades fabris e corporativo no Brasil, Peru e EUA.

Marcus Vinícius Figur da Rosa
27/01/2024 AGOE 2026 Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores

Diretor de Relações com Investidores, Financeiro e de Tecnologia da Informação

Brasileiro, Graduado em Engenharia Civil e com Mestrado em Engenharia de Produção e Transportes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, MBA Executivo pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou no Conselho de Administração do VLT Carioca S/A, Concessionária Rio Teresópolis e Concessionária ViaRio S/A. Foi CFO e RI da Concessão Metroviária do Rio de Janeiro S.A – MetrôRio, CFO e RI da Concessionária Litoral Norte S/A – CLN, CFO e RI da Concessionária BR-040 S/A – Via040, COO, CFO e RI da Linha Amarela S/A – LAMSA, Vice-Presidente Administrativo-Financeiro e Relacionamento com Investidores da Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A – INVEPAR.

Paulo Alexandre Barbosa Souza
27/01/2024 AGOE 2026 Diretor de Operação de Cargas

Brasileiro, graduado em Administração de Empresas e Bacharel em Direito pela Universidade Nove de Julho – São Paulo-SP, cursando MBA em Gestão de Aviação Civil pela Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo-SP.