Principais Investimentos do Plano Diretor
Devido à necessidade de melhorias no sistema de transporte aéreo brasileiro para atender à crescente demanda de passageiros, o GRU Airport deverá realizar, até o final da concessão, investimentos da ordem de R$ 4,5 bilhões (Valor real, a preços de 2012, sem considerar inflação acumulada no período) em projetos de infraestrutura que elevarão a capacidade do aeroporto de cerca de 30 milhões de passageiros por ano para aproximadamente 60 milhões, além de melhorias na segurança, na qualidade dos serviços e implantação de novas tecnologias.
GRU Airport concluiu em maio de 2013 sua primeira grande obra: o Edifício-Garagem. O prédio de oito andares tem 84 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 2.644 veículos. O empreendimento é equipado com um moderno sistema de gestão de vagas, que controla e indica eletronicamente os locais de parada disponíveis. É equipado também com caixas automáticos para pagamento e painéis de informação de voos.
A área do Terminal 2 foi ampliada em aproximadamente 6 mil metros quadrados, incluindo um aumento na área de raio-X do embarque doméstico, uma nova praça de alimentação, com nove lojas no check-in D do Piso de Embarque, e uma área praticamente duplicada de Duty Free no Piso de Desembarque. A área de embarque remoto, destinada a voos em que os passageiros fazem o traslado de ônibus até a aeronave, também foi estendida. O espaço destinado ao embarque internacional aumentou de 445 metros quadrados para 650. Já o nacional, de 400 metros quadrados para 650. Em ambos, foi adicionado mais um portão de embarque, além dos seis já existentes. Também foram construídos dois novos banheiros. A reforma no embarque remoto permite reverter o espaço em uma única área de embarque, seja nacional ou internacional, de acordo com a demanda.
Após um ano e sete meses de obras, o novo Terminal de Passageiros, o TPS3, do GRU Airport entrou em operação no dia 11 de maio, com capacidade inicial para receber 12 milhões de pessoas por ano, na primeira fase. Voltado para voos internacionais, o Terminal 3 tem uma área de 192 mil m2 e conta com tecnologias e equipamentos comparáveis aos dos melhores aeroportos do mundo. Com a entrega do T3, a Concessionária finalizou a primeira fase de grandes obras, eliminando os principais gargalos do aeroporto.
Inspirado na estrutura dos aeroportos mais modernos da Ásia e da Europa, o terminal 3 é dividido em dois blocos de edifícios, com cinco níveis. O primeiro é reservado à recepção e processamento de passageiros, onde estão as áreas de check-in, raios-X, controle de passaporte, alfândega e restituição de bagagem, enquanto o segundo é um píer de acesso às aeronaves, com 20 pontes de embarque. Já a ligação com o Terminal 2 e o edifício-garagem é feita por passarelas elevadas envidraçadas, equipadas com esteiras rolantes que permitirão a conexão direta de passageiros em trânsito. E para atender a demanda do novo terminal também foram construídos dois pátios com capacidade para 34 aeronaves.
Com a proposta de oferecer mais opções ao público, principalmente no setor de alimentação, a Concessionária também intensificou as ações na área comercial, ampliando o número de lojas de cerca de 100 para 144 nos Terminais 1, 2 e 4. Com a inauguração do Terminal 3, o aeroporto passou a contar com cerca de 250 lojas, entre alimentação, vestuário e acessórios.
Cada terminal terá diferentes perfis de lojas, adequados ao público de cada um deles. Dessa forma, os Terminais 1 e 4 terão negócios mais populares, o 2 terá um mix de lojas e o 3 contará com lojas de marcas reconhecidas.
Outra conquista importante foi a renovação do contrato com a Duty Free, que mais do que duplicou a área das lojas do Duty Free no Desembarque do Terminal 2. Além disso, a Companhia efetivou um acordo comercial com um operador hoteleiro, que será responsável pela operação e gestão de um hotel com 50 quartos no Terminal 3 para passageiros em trânsito de viagens internacionais. Um outro hotel em frente ao TPS3 com 350 quartos está previsto para 2016.
Em outubro de 2013, GRU Airport obteve aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para a operação de mais um pátio de aeronaves, o Pátio 9. Com área de 69 mil metros quadrados, o espaço é reservado para aviões de companhias aéreas internacionais e acrescentará 13 novas posições para o estacionamento de aeronaves classe E.
As obras referentes à PR-K estão concluídas desde 17 de novembro de 2014, aguardando apenas homologação da Anac para entrar em operação. As obras da PR-A iniciaram-se em 17 de novembro de 2014, com previsão de término para o primeiro trimestre de 2015. Além disso, estão em fase de execução as obras da Fase 1C do Contrato de Concessão, que prevê reformas e melhorias nas pistas- PR-A, PR-Q, PR-G, 09L/27R, a fim de que o aeroporto possa receber as aeronaves código “F” até o fim de 2016.
Após a entrega do terminal 3, em maio de 2014, a próxima grande obra a ser realizada no GRU Airport é o projeto de modernização (retrofit) dos Terminais 1 e 2, que tem prazo de conclusão para o segundo semestre de 2016. O projeto tem o objetivo de ampliar a eficiência operacional, melhorar o conforto ao usuário, aumentar a oferta de sanitários, além de adequar o mix comercial, com mais opções de lojas de varejo e alimentação. Dividida em sete fases, a obra teve início em outubro de 2014 e vai ampliar as áreas-chave do aeroporto, como check-in, restituição de bagagem e saguões de embarque e desembarque.
Uma das principais mudanças no projeto será a centralização do setor de raio-X, onde são feitas a inspeção de bagagem de mão e a detecção de metal nos passageiros. Hoje, os Terminais 1 e 2 contam com quatro áreas de raio-X, duas em cada, considerando voos domésticos e internacionais. Dentro do novo projeto, a ideia é que todos os passageiros acessem a área de embarque por um único local e depois migrem para o respectivo terminal do seu voo. Isso facilitara o trajeto para o passageiro, já que o acesso será feito por um único local, e não mais quatro.